tag:blogger.com,1999:blog-2568765376865715912023-06-20T09:56:54.276-03:00Propostas Metodológicas e Tecnológicas - Curso de EADEste blog tem a finalidade de fixar conteúdo visto em aula - disciplina de Propostas Metodológicas e tecnológicas.Ivone Ithouraldhttp://www.blogger.com/profile/05772004731851138136noreply@blogger.comBlogger2125tag:blogger.com,1999:blog-256876537686571591.post-46901007062468033012010-10-04T11:21:00.001-03:002010-10-04T11:25:14.645-03:00Como anda o Mobile Learning no Brasil?<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="color: #996600;">Matéria - Revista TI</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="color: #996600;"><span style="color: #996600; font-family: Verdana; font-size: 7.5pt; mso-ansi-language: PT-BR; mso-bidi-font-family: 'Times New Roman'; mso-bidi-language: AR-SA; mso-fareast-font-family: 'Times New Roman'; mso-fareast-language: PT-BR;"><em>Por Nicolly Vimercate</em></span></span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span style="color: #996600; font-family: Verdana; font-size: 10pt;">O modelo educacional brasileiro conta com poucas alternativas no campo da tecnologia. No ensino público, principalmente, o que se vê são escolas iguais as de 50 anos atrás. Os estudantes, já familiarizados com a tecnologia, acabam por não ver muita graça no quadro negro, e se sentem cada vez menos atraídos pela escola. <br />
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Uma iniciativa que contribuiu para atualização do ensino no Brasil foi o a implementação do E-learning. Surgido entre as décadas de 1970 e 1980, o também chamado Ensino à Distância, ganhou força com a popularização dos computadores pessoais nos anos 1990, trazendo vários benefícios para a educação. Mas, com a convergência das mídias para os aparelhos móveis, a educação à distancia mediada apenas por computadores não atende às necessidades da chamada "Era da Informação". Nessa nova sociedade, a informação e o conhecimento assumem um papel essencial, fazendo com que o processo de aprendizagem tenha que ser acelerado, dinâmico e participativo. <br />
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A evolução tecnológica constante, o aumento do acesso a computadores móveis, os investimentos públicos ou privados em redes sem fio, tudo isso faz com que as informações circulem mais rápido. Dentro desse contexto, surgem diversos projetos para que o mobile learning seja implantado e as tecnologias disponíveis sejam, de fato, aproveitadas na educação. <br />
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Aparentemente, o mobile learning tem tudo para dar certo no Brasil. Mas, para que isso aconteça, é necessário que os educadores deixem de lado os preconceitos se preparem para unir educação e tecnologia. Um passo importante é estudar e planejar a forma de inserir o celular na sala de aula para que seu uso se torne uma efetiva experiência de aprendizado para o aluno.</span><span style="color: #996600; font-size: 10pt;"></span></div>Ivone Ithouraldhttp://www.blogger.com/profile/05772004731851138136noreply@blogger.com0tag:blogger.com,1999:blog-256876537686571591.post-30278094165828352122010-10-03T19:43:00.000-03:002010-10-03T19:44:45.358-03:00Tecnologia Educacional<div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre</span></b><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><br />
</div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">As <b>Tecnologias educacionais</b> são utilizadas desde o princípio da <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span style="color: #993300;"><span style="color: #660000;">educação</span></span><span style="color: #660000;"> </span></b>sistematizada. Ainda hoje se usa a tecnologia do <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Giz" title="Giz"><span style="color: #993300;">giz</span></a></b></span><b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><span lang="PT" style="color: blue; mso-ansi-language: PT;"> </span></b><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">e da <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Lousa" title="Lousa"><span style="color: #993300;">lousa</span></a></b>, que antigamente eram feitas de <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Rocha" title="Rocha"><span style="color: #993300;"><span style="color: #660000;">pedra</span></span></a> </b>- <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ard%C3%B3sia" title="Ardósia"><span style="color: #993300;"><span style="color: #660000;">ardósia</span></span></a></b>; usa-se a tecnologia do <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Livro" title="Livro"><span style="color: #993300;">livros</span></a> </b>didáticos e, atualmente, os diversos estados mundiais debruçam-se sobre quais seriam os <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Curr%C3%ADculo_escolar&action=edit&redlink=1" title="Currículo escolar (página não existe)"><span style="color: #993300;">currículos escolares</span></a></b> mais adequados para o tipo de sociedade pretendida. No mundo ocidental, um dos grandes desafios é adaptar a educação às novas <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologias" title="Tecnologias"><span style="color: #993300;">tecnologias</span></a></b>- <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/TICs" title="TICs"><span style="color: #993300;">TICs</span></a></b> tais como os meios de comunicação atuais como a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Internet" title="Internet"><span style="color: #993300;">internet</span></a></b>, a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Televis%C3%A3o" title="Televisão"><span style="color: #993300;">televisão</span></a></b>, o <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/R%C3%A1dio_(comunica%C3%A7%C3%A3o)" title="Rádio (comunicação)"><span style="color: #993300;">rádio</span></a></b>, os <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Softwares" title="Softwares"><span style="color: #993300;">softwares</span></a></b> que funcionam como meios educativos formais ou informais.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">Nas décadas de <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1950" title="Década de 1950"><span style="color: #993300;">1950</span></a></b> e <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1960" title="Década de 1960"><span style="color: #993300;">1960</span></a></b>, a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://books.google.com.br/books?id=evgdRehYn-YC&printsec=frontcover"><span style="color: #993300;">tecnologia educacional</span></a></b> apresentava-se como um meio gerador de <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Aprendizagem" title="Aprendizagem"><span style="color: #993300;">aprendizagem</span></a></b>, para resolver problemas educacionais dentro de uma concepção tecnicista de educação. Na década de <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/D%C3%A9cada_de_1970" title="Década de 1970"><span style="color: #993300;">70</span></a></b> , passou a fazer parte do ensino como processo tecnológico. Em <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/1971" title="1971"><span style="color: #993300;">1971</span></a></b>, foi realizado na Universidade Federal de São Carlos (<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/UFSCar" title="UFSCar"><span style="color: #993300;">UFSCar</span></a></b>)um seminário sobre o uso de computadores, em <metricconverter productid="1973 a" w:st="on">1973 a</metricconverter> Universidade federal do Rio de Janeiro (<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/UFRJ" title="UFRJ"><span style="color: #993300;">UFRJ</span></a></b>) usou software de simulação no ensino de química e, assim, muitos outros começaram as experiências.Portanto, existiam no início dos anos 80 diversas iniciativa sobre o uso da informática na educação do Brasil. Esses esforços resultaram no interesse do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na disseminação da informática na sociedade, despertaram o interesse do governo e de pesquisadores das Universidades na adoção de programas educacionais baseados no uso da informática. Em meados de 90, caracterizou-se pela busca de novas concepções sobre o uso das tecnologias no campo educacional.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">A tecnologia educacional é a área de conhecimento onde a tecnologia se submete aos objetivos educacionais. Ela procura auxiliar o processo ensino e aprendizagem de modo a propiciar formas adequadas de utilizar os recursos tecnológicos na educação, preocupando-se com as técnicas e sua adequação às necessidades e à realidade dos educandos, da escola, do professor, da cultura em que a educação está inserida.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">Contínuas transformações tecnológicas em todo o mundo vem influenciando as relações sociais. Neste contexto a Escola, ambiente onde se constrói a educação formal e, portanto, um ambiente por natureza social, começa a refletir sobre a influência das Novas tecnologias no processo de ensino e aprendizagem. Nestes termos, como resultado do avanço das pesquisas em <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Microeletr%C3%B4nica" title="Microeletrônica"><span style="color: #993300;">microeletrônica</span></a></b>, no início do <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9culo_XXI" title="Século XXI"><span style="color: #993300;">século XXI</span></a></b> as tecnologias começam a ser vistas e usadas numa outra perspectiva no processo educativo. A escola começa a se apropriar do uso técnico dos recursos tecnológicos para em seguida repensar as formas e metodologias adequadas a cada contexto social.Neste tempo as Tecnologias educacionais deixam de ser encaradas como meras ferramentas que tornam mais eficientes e eficazes já sedimentados, passando a ser consideradas como elementos estruturantes de um outro modo de pensar a educação, mediada pela Tecnologia e esta submetida aos objetivos pedagógicos, com o objetivo de expressar a diversidade cultura e à realidade em que cada escola se insere, a diferentes metodologias usando recursos tecnológicos. Nesse sentido, a TV, o vídeo, o Rádio_(comunicação), a Internet, o material impresso possibilitam articularem-se novas linguagens e novas forma de apropriação do conhecimento na escola. É crescente o número de escolas e centros de educação que estão usando ferramentas on-line e colaborativas para aprendizado e busca de informações. As principais ferramentas usadas e conhecidas são agregação e distribuição de conteúdo (<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/RSS" title="RSS"><span style="color: #993300;">RSS</span></a></b>, <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=ATOM&action=edit&redlink=1" title="ATOM (página não existe)"><span style="color: #993300;">ATOM</span></a></b>), Ambientes de aprendizagem como <b style="mso-bidi-font-weight: normal;">Weblogs</b> (<b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=BLOG&action=edit&redlink=1" title="BLOG (página não existe)"><span style="color: #993300;">BLOGs</span></a></b>), <b style="mso-bidi-font-weight: normal;">WebQuests</b> e <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Wiki" title="Wiki"><span style="color: #993300;">Wikis</span></a></b> e objetos educacionais.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">Todas as <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ferramentas" title="Ferramentas"><span style="color: #993300;">ferramentas</span></a></b> podem ser utilizadas como instrumentos educacionais. No entanto,faz-se necessário avaliar sua aplicação de modo a promover a aprendizagem significativa, crítica e reflexiva.</span></div><div class="MsoNormal" style="margin: 0cm 0cm 0pt;"><span lang="PT" style="color: #993300; mso-ansi-language: PT;">Historicamente o uso das tecnologias na educação apoiou-se em 3 eixos sociais; a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Comunica%C3%A7%C3%A3o" title="Comunicação"><span style="color: #993300;">comunicação</span></a></b>, a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Psicologia_da_aprendizagem&action=edit&redlink=1" title="Psicologia da aprendizagem (página não existe)"><span style="color: #993300;">psicologia da aprendizagem</span></a></b> e a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Teoria_sist%C3%AAmica&action=edit&redlink=1" title="Teoria sistêmica (página não existe)"><span style="color: #993300;">teoria sistêmica</span></a></b>. Podemos dizer que a didática (construir, ampliar e revisar o processo) foi deixada de lado. Já a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia" title="Ciência"><span style="color: #993300;">ciência</span></a></b> e a <b style="mso-bidi-font-weight: normal;"><a href="http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%A9cnica" title="Técnica"><span style="color: #993300;">técnica</span></a></b>, se separaram, provocando algumas arbitrariedades em suas relações.</span></div>Ivone Ithouraldhttp://www.blogger.com/profile/05772004731851138136noreply@blogger.com2